CONCEITOS DA PSICANÁLISE



CONFIRA UMA PRÉVIA DO LIVRO

Acessar prévia



OS TREZENTOS CONCEITOS DA PSICANÁLISE.

Todo o acontecer psíquico gira em torno da disparidade ( porém com possibilidade de conjugação) entre o MUNDO INTERNO PULSIONAL e o MUNDO EXTERNO REAL.

Em nosso trabalho, os 310 principais conceitos da psicanálise foram agrupados em:

● visão geral da psicanálise,

● teoria da pulsão,

● metapsicologia,

● técnica psicanalítica,

● constituição da personalidade individual humana e clínica psicanalítica

Assim, o leitor terá a oportunidade de adquirir uma visão simultaneamente abrangente e precisa da psicanálise de Freud.
Apesar de ter produzido mais de três centenas de conceitos de utilidade ímpar, a teoria psicanalítica pode ser sintetizada em poucas palavras, o que mostra a sua pertinência e confiabilidade.

Então, o ser vivo humano, através do seu corpo, produz pulsões de vida e pulsões de morte, que precisam ser descarregadas, e que precisam dispor da via psicomotora de descarga, a qual é regulada pelos limites impostos pela realidade.

A aceitação destes limites impõe a atuação de defesas inconscientes do Ego, que incidem sobre os impulsos somatopsíquicos (“pulsões”), criando as condições para as formações de compromisso psicóticas, neuróticas e de sanidade mental.
E quando as defesas inconscientes do Ego incidem sobre as percepções dos limites impostos pela realidade, recusando-os, temos as condições psíquicas para a criação das formações de compromisso perversas (os impulsos seguem com sua satisfação espontânea, em detrimento do reconhecimento dos limites impostos pela realidade).

Após o estudo dos conceitos psicanalíticos, o leitor passará a contar com uma confiável e decisiva referência para a abordagem e resolução dos seus problemas existenciais e o leitor psicanalista terá uma sólida referência, em seu trabalho de criação das condições para a elaboração dos conflitos psíquicos inconscientes, modus operandi da cura psicanalítica dos transtornos mentais.